Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


OMS quer preparar hospitais de todo mundo para vírus chinês misterioso

Postado em 27/01/2020



A Organização Mundial da Saúde anunciou, neste mês de janeiro, um plano para preparar os hospitais de todo o mundo para um novo vírus que já contagiou dezenas de pessoas na China, provocando muitas mortes.

 

O Departamento de Doenças Emergentes da Organização Mundial da Saúde informou que já se preparam para a hipótese de contágios em massa. Por isso, estão sendo tomadas medidas de prevenção e controle de infecções para que todos os hospitais do mundo apliquem as precauções habituais.

 

Uma chinesa, provável paciente zero, que voou da cidade chinesa de Wuhan, onde o surto teve origem em dezembro, foi hospitalizada depois de ter chegado a Bangkok e acabou por ser colocada em quarentena. De acordo com a agência de notícias chinesa, a mulher chegou à Tailândia em 8 de janeiro e nenhum outro passageiro do avião em que seguia foi infectado.

 

Segundo a OMS, o novo vírus já provocou 81 mortes na China e mais de 2.744 pessoas já tiveram diagnósticos da doença confirmados no país. Além da China, países como Estados Unidos, Canadá, França, Arábia Saudita, Austrália, Nepal e outros países da Ásia também registraram casos. Já são quatro os continentes afetados pela infecção.

 

O vírus está sendo enquadrado na família dos coronavírus, responsáveis por infeções respiratórias. Os coronavírus podem causar variadas doenças, desde simples constipações até doenças respiratórias fatais.

 

A Organização Mundial da Saúde mencionou a possibilidade de o vírus ser transmitido “de forma limitada de pessoa para pessoa”, apesar de “ser cedo e ainda não existir um quadro clínico claro”. A experiência com a síndrome respiratória aguda e grave (Sars) ou a síndrome respiratória do Médio Oriente (Mers) deixou a OMS preparada para a situação. A comunidade global está tomando medidas preventivas e todos os sistemas estão preparados para serem ativados.

 

O ASSIM SAÚDE traz informações para você ficar atento à sua saúde.